top of page

EXERCÍCIO PARA IDENTIFICAR MENSAGENS NEGATIVAS



Este exercício irá te ajudar a identificar mensagens negativas dirigidas a você na sua infância que podem, ainda hoje, influenciar sua vida.


Note que uso o termo "mensagens" e não "crenças", neste caso, pois pode ser que você as tenha aceitado como crenças ou não. Isso também acontece. Cada pessoa entende uma mesma informação de diferentes maneiras.


Então, este exercício poderá te ajudar a lançar luz sobre questões de hoje ligadas a mensagens assimiladas no passado. Vamos a ele:


Escolha um local tranquilo e sem interrupções. Feche os olhos, e procure lembrar-se da sua infância.


Em uma folha de papel, escreva todas as mensagens negativas que você costumava ouvir dos seus pais. Lembre-se do que eles falavam sobre você, sobre seu corpo, sobre seus desejos, sobre dinheiro, sobre relacionamentos, sobre outras pessoas...


Na sequência, escreva também o que as pessoas do seu convívio (avós, tios, primos, amigos, escola, a religião que você frequentava) falavam sobre os mesmos assuntos.


Dedique um tempo para completar essa lista. No final, olhe para cada mensagem e procure identificar se ela se encaixa de alguma forma nos problemas que você enfrenta ou nos padrões de comportamento que se repetem.


Quando trazemos para consciência uma limitação do subconsciente, já temos meio caminho andado em direção a cura.


Importante! A ideia aqui não é culpar nossos pais ou qualquer pessoa pelos nossos problemas. Lembre-se que eles também estavam fazendo o melhor que podiam com o que tinham. Se você foi uma vítima deles, eles também foram de outras pessoas.


Vamos deixar o vitimismo de lado e assumirmos a nossa responsabilidade diante da situação. A única pessoa que pode mudá-la agora, somos nós mesmos!


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page